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Dicas

Para que voce inicie rapidamente, estão abaixo listadas as regras basicas necessarias para o jogo:

  • 05 minutos de aquecimento antes de iniciar o jogo. Isto normalmente consiste em bater a bola para seu adversário para que vc se adapte a quadra e aqueça a bolinha.
  • Depois do aquecimento, um jogador deve rodar a raquete e o outro escolher um lado da mesma para determinar quem deve começar.
  • O inicio do jogo deve sempre ser pelo saque.
  • Durante o jogo, o jogador pode escolher qual lado ele deseja sacar, mas não pode sacar do mesmo lugar por 2 vezes seguida
  • O jogador começa ficando dentro do quadrado pequeno da metade de traz, golpeando a bola de maneira que ela bata acima da segunda linha da parede da frente, e caia no lado oposto da metade da quadra

O oponente deve então rebater de maneira que ela bata obrigatoriamente na parede da frente podendo usar as outras paredes como tabela (deve-se respeitar sempre as linhas demarcatorias de altura maxima que ficar ao redor dos quatro cantos da quadra e são cavadas na parede, pois bola na linha é fora, diferente do jogo de tenis, e a altura minima na parede da frente que é demarcada por uma madeira semi-circular e pela lata.

Pontuação até 11

É um jogo de pontos corridos, não havendo assim a vantagem. Se houver empate de 10 a 10 deve-se jogar ate que um dos dois jogadores abra uma diferença de dois pontos sobre o adversario.
Um uma contagem de 6-2 significa que o sacador tem 06 pontos e o receptor 2
Pode-se jogar em 3 ou 5 games.

Ha a necessidade de a bola sempre tocar na parede frontal antes de atingir o chão.
- A bola pode quicar somente uma vez no chco depois de bater na parede frontal, quando a bola bate duas vezes no chco o ponto i do adversario.
- O juiz decide sobre as irregularidades de um adversario nas tentativas de impedir ou atrapalhar a movimentação do oponente nas raquetadas de rebatidas.
- O arbitro pode instituir o LET(o jogador atrapa o movimento de rebatida do adversario) e considera que o ponto deve ser novamente disputado, ou STROKE( o jogador devolve a bola em sua propria direção) dando o ponto ao adversario.

Tipos de Jogadas

  • Paralela - Rebater a bola para que ela retorne na mesma direção.
  • Cruzada - Rebater a bola com o objetivo de inverter o lado do jogo para deixa-la mais longe do adversario, prejudicando sua rebatida.
  • Boast - Jogada com as paredes laterais em que a bola chega até a parede central com menor velocidade, obrigando o jogador a correr e evitar o segundo pique da bola no chão.
  • Drop - A rebatida é fraca para acertar a bola nas proximidades da linha de lata, como se fosse colocada a bola longe do alcance do adversario.
  • Lob - A bola faz uma parabola por cima do jogador com o objetivo de obriga-lo a ir ao fundo da quadra.
  • Voleio - Rebater no ar, sem deixar a bola quicar para intensificar o jogo e dificultar o posicionamento adversario.
  • Nick - Principal jogada no Squash. Depois de tocar na parede frontal, a bola acerta no ponto de junção da parede lateral com o chão e não pula, impedindo a resposta do adversario.

Os 10 Mandamentos do Squash

Apesar de toda a complexidade do Squash, no fundo o que faz um bom jogador são 10 pequenas regras de ouro, apresentadas por todos os treinadores aos seus atletas, É a partir destes princípios que se desenvolve todo o esquema de treino para aperfeiçoamento.

  1. Bata a bola com profundidade
  2. Bata a bola na parede frontal com controle suficiente de forma a que vá ressaltar nos cantos traseiros da quadra, por trás do quadrado de serviço. A bola nunca deve bater primeiro nas paredes de trás ou laterais sem ser como opção táctica, pois assim a bola ficaria a meia-quadra pronta para se "matar" o ponto ou até perde-lo diretamente com um stroke. Isto consegue-se batendo uma bola baixa com força, ou com menos força mas em altura. O objetivo principal é "aprisionar" o adversário na parte de trás da quadra afastando-o da área do jogo - O "T".

  3. Aponte para os cantos traseiros e dianteiros (nicks)
  4. Com a profundidade a bola deve ser sempre batida com a intenção de procurar um nick, bola esta que praticamente não tem resposta. As opções do adversário tornam-se assim mais reduzidas, não podendo atacar(só com boast) o seu swing torna-se mais restringido, aumentando a sua possibilidade de erro.

  5. Mantenha a bola "colada" às paredes laterais
  6. Como rotina mantenha os drives profundos com a bola o mais junto possível da parede, pois quanto mais perto esta estiver da parede lateral, mais difícil é de responder e quase impossível de fazer um voleio. Porém, conheça as suas capacidades e se não tiver técnica para o fazer, permita uma margem de erro para evitar que a bola pingue logo no início da parede lateral deixando uma bola fácil para o adversário "matar" o ponto.

  7. A importância do "T"
  8. Voltar para o T depois de bater na bola é de uma importância extrema, pois vai-lhe permitir-lhe estar em posição para chegar praticamente em todas as bolas que o adversário responda, quer seja um drop ou um drive. Com dois jogadores do mesmo nível, aquele que controlar o T ganha o jogo em 99% dos casos. Mesmo depois de fazer um drop ou boast a frente, deve sempre recuar. Pratique os movimentos corretos sem raquete.

  9. Olhe sempre para a bola
  10. Alguns jogadores têm dificuldade em olhar sempre a bola, especialmente quando está atrás deles. Habitue-se a olhar a bola até a altura do impacto na raquete do adversário e na sua.Mesmo sem notar por isso, vai tornar os seus reflexos mais rápidos e melhorar a capacidade de reação.

  11. Faça o seu adversário correr
  12. Isto pareçe um dica simples e óbvia, mas muitos jogadores têm a tendência de bater a bola sem se preocuparem com a posição do adversário. Seguem a regra máxima de jogar para trás. Porém, as vezes resulta melhor fazer o seu adversário correr, especialmente se o seu nível técnico for inferior. Correr para chegar à bola implica movimento e além de cansar, aumenta a probabilidade de chegar atrasado na bola e responder em dificuldade e cometer um erro. Aproveite as fraquezas e limitações técnicas do seu adversário a seu favor e procure sempre o seu "lado fraco".

  13. Coma de forma Inteligente
  14. Não existe uma dieta perfeita porque todos têm necessidades diferentes. A melhor dieta é a que fornece a energia adequada e equilibrada em termos de nutrientes nas quantidades necessárias. Se comer de forma saudável poderá treinar com mais vigor e vai estar em melhor condição física e psíquica. Estar hidratado e ter energia acumulada é fundamental, pois fluidos e energia não recuperados baixa a performance. Ingira líquidos suficientes antes e durante os treinos e jogos. Em termos de alimentação prefira os carbohidratos. Não se esqueça que depois de fazer exercício extremo (como é o Squash) o metabolismo espera receber nutrientes e é nesta hora que assimila melhor o que ingere. Por isso procure ter cuidado com o que come depois do jogo.

  15. Pense no seu jogo e na sua evolução
  16. O Squash é um esporte tanto Físico como Psicológico. Analise as suas fraquezas e qualidades e procure melhorar a partir daí. Mesmo que não tenha um treinador, procure conselhos dos amigos e procure imaginar-se jogando. Vai se ver cometendo erros que nunca julgou possíveis e que criticava vendo os outros. Analise e reveja os jogos dos "prós" e estabeleça metas para a sua própria evolução. Poderá ter períodos em que sente que estagnou ou está a jogando pior, mas se treinar regularmente irá verificar o contrário. O Squash é um jogo de paciência e com vários níveis.

  17. Mantenha-se em forma
  18. "Tem que estar em forma para jogar Squash e não jogar Squash para estar em forma". Isto não se aplica apenas em termos de resistência e endurance, mas também porque o Squash exige flexibilidade, músculos e articulações treinadas para evitar lesões graves. Além disso jogar quando está "em forma" é muito mais gratificante e não se sente a frustração de ter perdido porque não chegou nas bolas a tempo. Agilidade é fundamental. Alterne o treino com corrida, flexibilidade, treino aeróbico e anaeróbico, treino de força e resistência. O treino deve ser combinado com dieta apropriada e com os respectivos períodos de recuperação do corpo (consulte sempre um nutricionista e um preparador fisico)

  19. Divirta-se
  20. A final de contas isto não passa de um jogo!

Para Iniciantes

O Squash é um jogo com grandes exigências a nível físico, técnico e táctico, mas acessível a qualquer pessoa. Aqui estão alguns passos básicos

  1. Encontre um local para jogar
  2. Encontre um local para joga perto de casa (o que poderá ser difícil em algumas regiões), e se puder escolher, opte por uma academia ou clube com uma extrutura de Squash já montada, com torneios já organizados e com pessoas interessadas e com projetos. Opte por professores de Squash que realmente joguem e não por professores de Tênis que fazem umas horas extra. De início vai necessitar de uma forte motivação por parte do professor, e as bases técnicas corretas são fundamentais para o desenvolvimento do seu jogo.

  3. Tenha aulas de Squash
  4. Mesmo que não possa manter aulas constantes devido ao preço das mesmas, faça um esforço e tenha só 8 ou 10 aulas com um bom professor que lhe ensinará as bases de como segurar a raquete, como bater a bola e como se movimentar em quadra. Ele também lhe dará dicas e esquemas de treino para praticar sozinho e com outro parceiro.

  5. Encontre outro parceiro
  6. Encontre outro parceiro iniciado, ou ligeiramente melhor, que tenha os mesmos objetivos que os seus e encare este novo esporte com a mesma convicção. Poderão fazer sessões de treino para ganhar consistência técnica e tática básica e ajudarem-se mutuamente a analisar o jogo do outro. Sempre que possível jogue também com outros parceiros que joguem melhor. Peça a alguém mais evoluído tecnicamente para "bater umas bolas", nem que seja só por 10 minutos e vai ver o que pode aprender sobre o seu jogo em pouco tempo. Procure sempre o "Feedback" de alguém que o viu treinar e jogar e aceite conscientemente os seus erros para poder melhorar. Não vale a pena gritar e bater com a raquete, pois nunca ninguém pode exigir de si aquilo que não sabe.

  7. Passe uma hora ou mais por semana sozinho na quadra
  8. O Squash permite que execute alguns treinos sozinho uma vez que bate a bola contra uma parede. Bata as bolas paralelas o máximo de vezes possível para ganhar consistência e controle na batida básica. Bater a bola aleatoriamente com força e andar e correr atrás dela não é Squash.

  9. Veja outros jogadores
  10. Veja e analise os jogos dos jogadores com um nível mais alto e ficará com uma boa ideia do que é realmente um jogo. Como provavelmente irá gostar do que viu, ficará com certeza mais motivado para jogar e evoluir. Sempre que possível "assista as finais dos torneios e veja vídeos.

  11. Faça alongamentos e treinos fora da quadra
  12. Independentemente da idade e de seu nível de jogo, você irá tirar melhor proveito se estiver em forma e assim evitar lesões. Alongar os músculos antes e depois de jogar é essencial, tal como fazer preparação física nos dias em que não joga. O Squash é dos esporte fisicamente mais exigentes, por isso não espere estar em forma para jogar se não fizer por isso.


Fonte: Squash Portugal